Mais de 5 mil pessoas participam da 24ª Corrida para Vencer o Diabetes

O Instituto da Criança com Diabetes (ICD) realizou no último domingo (25) a tradicional Corrida para Vencer o Diabetes. Conforme a EPTC, mais de 5 mil pessoas estiveram presentes no evento, que marcou a volta às ruas após dois anos apenas no digital, em função da pandemia de Covid-19.

A Corrida chega a sua 24ª edição, com patrocínio de Banrisul e Panvel, se consolidando como um dos maiores e mais tradicionais eventos do calendário de Porto Alegre. “Trabalhar com o propósito de acompanhar crianças e jovens com diabetes tem toda a credibilidade da população gaúcha. Foi isso que essa presença expressiva mostrou e nos dá uma energia incrível para seguir em frente. Nosso muito obrigado a todos que participaram de alguma forma”, agradece a gerente executiva do ICD, Ana Bertuol.

A largada, pontualmente às 10h, foi emocionante ao som do caminhão do Corpo de Bombeiros como carro madrinha e do hino do Rio Grande do Sul, tocado por um dos embaixadores da causa: o gauchinho Thomas Machado. O trajeto foi de 4 km, largando na passarela da Avenida Goethe, seguindo por Mariante e Silva Só, com retorno no antigo Ginásio da Brigada Militar e voltando pelo outro lado da via. A chegada foi novamente na passarela.

O primeiro a cruzar o pórtico de chegada foi Renan da Costa Cruz, de 26 anos. O Bombeiro Civil é de Bagé, mas vive na Capital há 4 anos e resolveu participar do evento que conheceu anos atrás. “Eu estive aqui assistindo a prova antes da pandemia, e gostei muito desse clima, da atmosfera, do ambiente familiar que se vê aqui. É um evento muito bonito, uma causa muito justa”, afirma.

Ao final do percurso, todos os participantes receberam medalhas. Águas doadas pela Fruki estavam à disposição de todos, assim como maçãs e bananas doadas pelo grupo Zaffari. A Panvel também esteve no local com diversas ações gratuitas para a comunidade, como aferição de pressão e glicemia, distribuição de balões, PitStop de distribuição de água, roleta de brindes e cupons de desconto.

Conforme a organização do evento, cerca de 10 mil camisetas foram vendidas em apoio à causa. Todo o recurso é utilizado para a manutenção dos projetos que beneficiam mais de 4,5 mil crianças e jovens que são atendidas gratuitamente pelo Instituto.