• Home
  • Manuais e Protocolos

Manuais e Protocolos

Diário de Registro de Glicemia

O Diário é uma realização do ICD, tem 12 páginas e está na sua 2ª edição.

Foi desenvolvido para que os pacientes possam anotar o resultado dos seus testes diários de glicemia capilar e mostrar ao seu médico nas consultas. Assim é possível detectar os ajustes necessários das doses de insulina que o paciente necessita para manter o controle correto do diabetes e assim evitar complicações crônicas no futuro. Além disso, o Diário ilustra informações importantes para o cuidado com a doença, a importância do rodízio nos testes de glicemia e aplicação de insulina, entre outros.

Manual da Criança com Diabetes

Publicado pelo ICD, em Porto Alegre/RS, o Manual da Criança com Diabetes tem 31 páginas e está na 2ª edição.

Nesta publicação, conhecemos Pedro, um menino de 10 anos, que compartilha suas primeiras experiências e o aprendizado com diabetes. O Manual apresenta orientações importantes numa narrativa leve, com muitas ilustrações. É uma leitura fácil para as crianças e também para os adultos.

Manual de Contagem de Carboidratos

O Manual de Contagem de Carboidratos é uma realização do ICD e contém 35 páginas.

O Manual de Contagem de Carboidratos, elaborado pelas nutricionistas do ICD, é uma versão de bolso muito prática para consulta rápida sobre a quantidade de carboidratos dos alimentos. A contagem de carboidratos é uma ferramenta eficiente para o controle da glicemia e oferece maior flexibilidade na alimentação, possibilitando maior liberdade, autonomia e satisfação do paciente.

Protocolo de Insumos ICD

Publicado pelo ICD, em Porto Alegre/RS, o Protocolo de Insumos tem 23 páginas.

O Protocolo de Insumos do ICD norteia nossos médicos na prescrição dos diversos insumos disponíveis ao tratamento do Diabetes tipo 1. Como a saúde é limitada pelos recursos disponíveis, os pacientes vão ter a sua prescrição orientada por este protocolo.

Fornecimento de Insumos

Resolução 043 / 10 – CIB/RS

A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul publicou esta resolução em março de 2010.

Lei Federal 11.347 / 2006

O Governo Federal publicou esta lei para garantir que “os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à  monitoração da glicemia capilar.

Portaria 74 / 2002

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou esta Portaria em dezembro de 2002.